Como escolher um cirurgião plástico.
- Dr André Nectoux
- 14 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

A cirurgia plástica, atualmente, tornou-se extremamente popular. O Brasil está entre os países com o maior número de procedimentos estéticos realizados no mundo. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil aparece em segundo lugar no ranking mundial, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Embora tenha se tornado mais fácil e mais comum fazer uma cirurgia plástica, pode ser uma tarefa difícil escolher um cirurgião plástico qualificado.
Na sociedade moderna, a busca por informações sobre saúde no Google é enorme, e com essa demanda crescente, é natural que muitos profissionais utilizem a internet e as redes sociais para se comunicarem com os potenciais futuros pacientes. O problema é que muitas vezes essa comunicação fere o código de ética médica. Termos de pesquisa no Google, como "melhor cirurgião plástico de Porto Alegre" ou "qual o melhor cirurgião plástico" podem gerar muitos resultados e falsas informações.
De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o CREMESP, em 2008, cerca de 97% dos médicos que respondiam a processos éticos-profissionais relacionados à cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não possuíam título de especialista na área.
Mas como os pacientes podem ter certeza que são cirurgiões plásticos confiáveis?
Aqui nesse blog vamos ajuda-lo a formar uma lista de critérios para que essa escolha se toner mais fácil e que seu cirurgião seja realmente um cirurgião plástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Conselho Federal de Medicina. Essa lista de verificação a seguir oferece um bom ponto de partida na escolha de possíveis candidatos a cirurgiões:
Certificado de Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A certificação do médico pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é uma segurança, pois significa que a pessoa será atendida por um profissional que teve acesso à uma formação qualificada e está habilitado para realizar todo os tipo de cirurgia plástica.
A SBCP mantém uma área somente para busca dos cirurgiões plásticos membros no seu site (http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao). Além disso, pode ser realizado essa mesma consulta na página do Conselho Regional de Medicina (http://www.cremers.org.br) na internet.
Referência de pacientes anteriores ou de médicos de confiança. Quando a decisão de realizar uma cirurgia plástica estiver bem estabelecida, e o assunto for como escolher um cirurgião plástico, ouvir sobre as experiências de ex-pacientes ou a referência de médicos de sua confiança é fundamental. Obter a avaliação de quem já se submeteu a um procedimento com o profissional é de extrema relevância. Cirurgiões plásticos confiáveis terão boas referências de seus paciente anteriores.
Muito cuidado com as Redes Sociais. Em uma busca rápida pelas redes sociais, especialmente o Instagram, é possível encontrar imagens de antes e depois de procedimentos estéticos e cirurgias. Essa divulgação, no entanto, é proibida pelo Conselho Federal de Medicina. Logo, o médico que utiliza essas ferramentas não segue os preceitos éticos da medicina. O objetivo dessa resolução do CFM é preservar a integridade do paciente, coibir o sensacionalismo e a autopromoção.
Adesão às normas de segurança. Um cirurgião plástico confiável também atenderá os mais altos padrões de segurança. A realização dos procedimento deve ser feita estritamente em locações autorizadas e certificadas pela Vigilância Sanitária. A realização dos procedimentos nessas instalações garantem os mais altos padrões de segurança ao paciente. Essas instalações são inspecionadas regularmente pelos órgão estatais para garantir que sejam mantidas todos os padrões de segurança.
Consultas abrangentes ao paciente. Os cirurgiões plásticos sempre devem oferecer uma consulta abrangente. A consulta deve levar em consideração os objetivos estéticos do paciente, histórico médico e estilo de vida. Escolha um cirurgião plástico que dedique algum tempo para entender realmente suas necessidades, e que fale honestamente sobre as expectativas e a realidade de cada paciente. Escolha um médico que esclareça todas as suas dúvidas e que informe os riscos e benefícios de cada procedimento.
Tratamento individualizado. O cirurgião e o paciente devem discutir de maneira aberta e honesta os objetivos de cada procedimento e os resultados possíveis a serem alcançados. Somente assim, o cirurgião plástico poderá elaborar um plano terapêutico adequado e personalizado para cada paciente.
Lembre-se sempre de que a decisão final é sua. Espero ter ajudado nessa jornada em busca do seu cirurgião plástico. Utilizar um conjunto mínimo de critérios certamente favorece a escolha certa.




Comentários