top of page

Mastopexia

Dr André Nectoux realiza a cirurgia de Mastopexia em Porto Alegre nos mais conceituados hospitais, oferecendo toda a infraestrutura necessária para um procedimento seguro e confortável aos seus pacientes. Agende uma consulta e saiba mais sobre essa cirurgia.  Clínica especializada em Mastopexia em Porto Alegre.

A Mastopexia é o quinto procedimento cirúrgico estéticos mais realizado no Brasil e no mundo. Foram realizados em 2018 um total de 710.014 mastopexias. No Brasil, foram realizados 108.681 procedimentos (7,3% das cirurgias estéticas realizadas). É o segundo procedimento estético realizado na mama, perdendo somente para a mamoplastia de aumento (prótese de silicone).

A mastopexia é a cirurgia plástica mamária realizada nas mamas ptosadas (caídas). Tem como objetivo reposicionar os tecidos mamários para uma posição mais anatômica. Reposicionando a aréola e removendo o excesso de pele e flacidez, garantindo um contorno e simetria mamária mais harmônico. 

As mulheres passam por muitas mudanças ao longo da vida, especialmente durante a gravidez e a amamentação. As mamas podem perder a sua jovialidade e até começar a ptosar(cair). Essas alterações não são exclusivas de pacientes com mamas volumosas e pesadas, podem afetar também pacientes com mamas pequenas.

Quais as principais causas da facidez mamária? Os seios de uma mulher geralmente mudam com o tempo, perdendo sua forma e firmeza juvenil. Essas alterações e a perda de elasticidade da pele podem resultar da: gravidez, amamentação, flutuações de peso, envelhecimento, gravidade e hereditariedade.

Quais seriam as candidatas para a Mastopexia? As principais pacientes são: Mulheres saudáveis, que não fumam, com mamas ptosadas (caídas) ou assimétricas.

Quais os custos de uma Mastopexia? Geralmente, devem incluir o valor da equipe cirúrgica, do anestesista, da internação hospitalar e dos implantes mamários se forem utilizados. Gastos adicionais com medicamentos, malhas modeladoras e drenagens linfáticas podem ser necessários.

  1. Valor do cirurgião: O valor de cada cirurgião será baseado em sua experiência, no tipo de técnica que utiliza e na localidade geográfica em que se encontra.

  2. Anestesista: A equipe médica contará sempre com um médico anestesiologista em sala. Profissional especializado que será responsável pela anestesia durante todo transoperatório. Profissional de extrema importância para a segurança e conforto da cirurgia.

  3. Internação: O custo da internação é um dos elementos que mais sofre oscilação. Cada instituição possuiu uma tabela de valores diferente. No entanto, independentemente da clínica ou do hospital escolhido, é fundamental observar se o local é certificado pelos órgão reguladores (Vigilância Sanitária do Município). Escolha um estabelecimento em que forneça um centro cirúrgico completo, e que disponibilize uma UTI em casos de emergência.

  4. Prótese de Silicone: Os valores dos implantes mamários variam também. Existem próteses nacionais e importadas, nessas o valor pode variar um pouco, afinal, o preço muda de acordo com a flutuação do câmbio. Outro aspecto importante é o tipo de implante utilizado. 

 

Segundo o Conselho Federal de Medicina, responsável por estabelecer normas referentes a esses procedimentos, orienta os médicos sobre os critérios para definição de honorários e sua cobrança. Na Resolução 1.836/2008 do CFM, a norma proíbe a divulgação dos valores de qualquer procedimento cirúrgico, sendo que isso só deve ser informado ao paciente em uma consulta.

Quais os primeiros passos para realizar uma Mastopexia? Como devo proceder? O passo inicial para o procedimento é a consulta médica com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Durante a consulta esteja preparada para discutir todas as etapas da cirurgia. Seja verdadeira com seu médico. Discuta o por que você deseja fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.

 

Uma anamnese completa deve ser realizada durante a avaliação para verificar suas condições médicas, alergias medicamentosas, tratamentos médicos anteriores, medicamentos atuais, uso de álcool, tabaco e drogas, além do história familiar de câncer de mama.

O exame médico durante a consulta de avaliação é imprescindível, o cirurgião plástico deve examinar as mamas, incluindo medidas detalhadas de tamanho e forma, qualidade da pele e posição dos mamilos e aréolas. Essa é uma etapa fundamental, pois somente assim o médico poderá definir a real necessidade de uma mastopexia, e se, será associado ou não ao implante de silicone.

A Mastopexia tem algum risco? Como qualquer procedimento cirúrgico possui seus riscos. Por isso antes de qualquer procedimento é necessário uma conversa franca com seu médico para avaliar os riscos e os benefícios do procedimento.

Antes da cirurgia é fornecido ao paciente o Termo de Consentimento Informado para garantir que a paciente compreenda completamente o procedimento e quaisquer riscos e possíveis complicações.

Os riscos nesse tipo de cirurgia são baixos, mas existem, são eles: riscos anestésicos, sangramento (hematoma), infecção, seroma, cicatrizes inestéticas, má cicatrização de incisões, alterações na sensação mamilar ou mamária, irregularidades no contorno e forma da mama, assimetria mamária, necrose gordurosa, perda parcial ou total de mamilo e aréola, trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares, possibilidade de cirurgia revisional e complicações correlacionadas ao implante de silicone se forem utilizados.

 

A decisão de fazer uma cirurgia plástica é extremamente pessoal, e você terá que decidir se os benefícios alcançarão seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações da cirurgia são aceitáveis.

Quais são as etapas da cirurgia de Mastopexia? Na literatura médica existe uma variedade de técnicas descritas. Discuta com seu cirurgião a melhor técnica para o seu caso.

Etapa 1 – Anestesia: Os medicamentos serão administrados para fornecer conforto durante o procedimento cirúrgico. Os dois principais tipos de anestesia são a anestesia geral e a peridural. O médico anestesista vai avaliar na consulta pré-anestésica a que melhor se adequa para cada paciente.

Etapa 2 - A incisão: Existem três padrões de incisão: Peri-areolar (ao redor da aréola); Peri-areolar com vertical e em T (ao redor da aréola, vertical e no sulco mamário). O tipo de incisão vai depender do grau de flacidez mamária, da qualidade da pele, do volume da mama e da técnica utilizada pelo seu cirurgião plástico. Geralmente, mamas mais volumosas acarretam cicatrizes maiores.

Etapa 3 - Remodelando a mama: Após as incisões o cirurgião realiza o remodelamento do tecido mamário para melhorar o contorno e a firmeza da mama. O mamilo e a aréola são reposicionados em uma posição mais anatômica e mais jovial. Se necessário, as aréolas aumentadas são reduzidas nesse momento da cirurgia.

Etapa 4 - Fechando as incisões: Depois que a mama é remodelada e o excesso de pele é removido, a pele restante é fechada. É importante lembra que as incisões são permanentes, mas na maioria dos casos melhoram significativamente ao longo do tempo.

Etapa 5 – Resultado: Os resultados da cirurgia são imediatamente visíveis. A satisfação deve continuar a crescer à medida que você se recupera da cirurgia. O resultado final da mastopexia somente aparecerá nos meses seguintes à cirurgia. Os resultados são duradouros. Entretanto, com o tempo, seus seios podem continuar a mudar devido ao envelhecimento e à gravidade.

A Mastopexia não vai alterar de forma significativa o volume mamário. Se esse é o seu objetivo considere a inclusão de prótese de silicone com o seu cirurgião plástico.

Existe a possibilidade de realizar uma mastopexia e a inclusão de implantes de silicone na mesma cirurgia? A combinação desses dois procedimentos é extremamente comum. Quando esses dois procedimentos são combinados, a mama geralmente aumenta de tamanho, mas também ficam com um contorno mamário mais harmônico.

Quais as recomendações necessárias no pós-operatório? É importante ter em mente que, cada paciente é única, logo não há um cronograma exato para a recuperação. Antes da alta hospitalar, receberá todas as instruções pós-operatórias específicas para a recuperação da mastopexia e será agendada a revisão médica. Normalmente, os primeiros três a cinco dias são os mais desconfortáveis. A prescrição de analgésicos e antobiótico é de rotina. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas a força excessiva ou movimento durante o tempo de cicatrização. Após os primeiros dias, a maioria das mulheres consegue lidar com o desconforto pós-operatório com analgésicos comuns.

O edema pós-operatório na mama é normal e se dissipará naturalmente com o tempo. Para ajudar a reduzir essa dor e o edema é recomendável a utilização de malha modeladora. Ela tem como objetivo maximizar o conforto pós-operatório, mas também fornece estabilidade à mama e leve compressão para garantir a drenagem linfática adequada. Lembre-se de que você precisará usar um sutiã o tempo todo após a cirurgia.

É fundamentar seguir atentamente as recomendações médicas para que a sua cirurgia siga a recuperação em um curso normal sem que haja complicações.

As instruções variam de cada médico, por isso é importante seguir cuidadosamente todas as instruções do seu cirurgião plástico.

79_U3lyaW5nZQ.jpg

Anestesia

Anestesia Geral ou Peridural.

Around Clock.jpg

Tempo Cirúrgico

Duração média de 2 horas.

Pós-operatório

053_edited.jpg

Dor Leve, Uso de modelador, não utilizamos drenos.

78_UG9zdG9wZXJhdGl2ZSBwZXJpb2Q.jpg

Recuperação

Retorno as atividades em 15-25 dias.

bottom of page