top of page

Abdominoplastia

Dr André Nectoux realiza a cirurgia de abdominoplastia em Porto Alegre nos mais conceituados hospitais, oferecendo toda a infraestrutura necessária para um procedimento seguro e confortável aos seus pacientes. Agende uma consulta e saiba mais sobre essa cirurgia.  Clínica especializada em Abdominoplastia em Porto Alegre.

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais comuns na cirurgia plástica. Permance popular há anos. Segundo estatísticas da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica) é o quarto procedimento estético mais realizado no mundo, somente em 2018 foram realizados 888,712 cirurgias. No Brasil é o terceiro procedimento mais realizado, totalizando em 2018, 140,774 abdominoplastia, o que representa 9,4% de todos os procedimentos estéticos cirúrgicos.

 

O que é a abdominoplastia? É o procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele e gordura do abdômen e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Os principais pacientes que procuram este procedimento são pessoas que apresentam um abdômen com protusão, flacidez e gordura localizada na região abdominal. São muitas as causas dessas alterações, entre elas as principais são: a gravidez, as oscilações significativas no peso; paciente pós bariátricos e cirurgias prévias abdominais.

 

O objetivo da abdominoplastia abrange não só os aspectos estéticos, mas também a reconstrução estrutural da parede abdominal. As melhorias estéticas incluem a remodelação do contorno da parede abdominal, a reconstrução de uma aparência natural do umbigo e a localização adequada da cicatriz abdominal resultante.

 

Sempre foi seu desejo realizar uma abdominoplastia! Mas será que este é o procedimento ideal para você? A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a um programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas na área em que a pele será removida. É necessário que a paciente seja uma pessoa saudável, sem doenças que possam interferir no bom andamento da cirurgia ou recuperação pós-operatória.

 

O tabagismo é uma contraindicação absoluta para a realização desse procedimento. Se você é tabagista e deseja realizar esta cirurgia, é necessário que você pare de fumar no mínimo 3 meses antes do procedimento. Sabe-se que o tabagismo está relacionado a um aumento substancial das complicações pós-operatórias neste tipo de cirurgia.

 

É fundamental que você tenha expectativas realistas sobre a cirurgia. Embora os resultados do procedimento sejam tecnicamente permanentes, o resultado cirúrgico pode diminuir muito devido a oscilações significativas no peso. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia de abdominoplastia.

 

Um dos questionamentos mais frequentes sobre a cirurgia de abdominoplastia é o custo do procedimento. Então, qual o preço da cirurgia? Os custos médios da abdominoplastia podem variar bastante. Geralmente, devem incluir o valor da equipe cirúrgica, do anestesista e da internação hospitalar. Gastos adicionais com medicamentos, malhas modeladoras e drenagens linfáticas podem ser necessários.

  1. Valor do cirurgião: O valor de cada cirurgião será baseado em sua experiência, no tipo de técnica que utiliza e na localidade geográfica em que se encontra. No entanto, ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência do cirurgião e a segurança do procedimento são mais importantes que o custo final da cirurgia.

  2. Anestesista: A equipe médica contará sempre com um médico anestesiologista em sala. Profissional especializado que será responsável pela anestesia durante todo transoperatório. Profissional de extrema importância para a segurança e conforto da cirurgia.

  3. Internação: O custo da internação é um dos elementos que mais sofre oscilação. Cada instituição possuiu uma tabela de valores diferente. Os motivos para essa variação são vários, desde a estrutura do local, serviços de hotelaria, conforto oferecido aos pacientes e até mesmo a localização da clínica. No entanto, independentemente da clínica ou do hospital escolhido, é fundamental observar se este local é certificado pelos órgão reguladores (Vigilância Sanitária do Município). Escolha um estabelecimento em que forneça um centro cirúrgico completo, e que disponibilize uma UTI em casos de emergência.

  4. Lipoaspiração: Os valores podem variar se durante o procedimento de abdominoplastia for associado a lipoaspiração e a quantidade de áreas a serem lipoaspirada.

 

Segundo o Conselho Federal de Medicina, responsável por estabelecer normas referentes a esses procedimentos, orienta os médicos sobre os critérios para definição de honorários e sua cobrança. Na Resolução 1.836/2008 do CFM, a norma proíbe a divulgação dos valores de qualquer procedimento cirúrgico, sendo que isso só deve ser informado ao paciente em uma consulta.

“Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnósticos e indicação terapêutica, estabelecer o valor e o modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.”

Sou candidato para a abdominoplastia. Qual a melhor técnica no meu caso? Devido à quantidade de variações e modificações das abdominoplastias, é fundamental selecionar a técnica apropriada em cada caso, determinando a escolha do melhor procedimento a partir da qualidade e da previsibilidade dos resultados, da menor morbidade e incapacidade pós-operatória. As técnicas ideais de abdominoplastia são determinadas pela anatomia subjacente do paciente, pela localização e quantidade de pele redundante.

Miniabdominoplastia: É indicada para casos em que o excesso de pele se limita a região infra-umbilical. Este procedimento é limitado à ressecção da suprapúbica, com eventual plicatura da fáscia infraumbilical. A cicatriz umbilical permanece intacta neste tipo de abordagem. Pode, em alguns casos, o umbigo ser desinserido e reposicionado alguns centímetros abaixo. Geralmente a cicatriz é menor que uma abdominoplastia clássica.

Abdominoplastia Clássica: Cirurgia indicada para paciente com excesso de pele na região supra e infra-umbilical. Elimina a pele e gordura da região supra-púbica até o umbigo. A dissecção do retalho continua até que a margem costal, deixando a cicatriz umbilical fixada e preservada em seu local de origem. A musculatura abdominal é costurada e reposicionada em seu local anatômico. O retalho é tracionado e esticada até a região púbica.  O resultado final, nesse caso, será uma cicatriz transversa um pouco mais longa. O umbigo é tracionado através de um orifício realizado na pele do retalho descolado, sendo suturado a ela. Geralmente, os drenos não são mais utilizados.

Abdominoplastia em ancora ou em flor de lis: Além da incisão horizontal, também requer uma cicatriz vertical, mais difícil de esconder. Por esse motivo, a técnica é reservada apenas para pacientes que precisam de mais correção e estão dispostos a aceitar sua troca para obter o melhor contorno possível no pós-operatório. São realizados em paciente pós-bariátricos ou que apresentaram uma grande perda ponderal após dieta e exercícios.

Abdominoplastia circunferencial: É realizada quando existe um excesso de pele que se estende à parte posterior.

 

Abdominoplastia e a gravidez! Será que posso engravidar após uma abdominoplastia? A cirurgia de abdominoplastia não impede que a mulher volte a engravidar. Entretanto, os benefícios da abdominoplastia anterior serão perdidos, com uma nova gravidez a pele da barriga irá esticar, perdendo todo o efeito alcançado com a cirurgia.

Acabou a cirurgia! Como será a recuperação? Apesar da popularidade desta cirurgia, os pacientes muitas vezes não sabem o que esperar da recuperação desse procedimento. Compreender o processo de recuperação pode ajudar a tornar a abdominoplastia uma jornada mais fácil para muitos pacientes. Os tempos de recuperação variam de cada paciente. Não existe uma resposta padrão.  Em geral, a maioria dos pacientes começa a se sentir bem por volta da 3 semana. Quanto maior o procedimento, mais tempo poderá demorar para se recuperar completamente. 

 

Nos primeiros dias, o paciente terá uma certa dificuldade de mobilidade, portanto, ter alguém para ajudar em casa durante o período inicial após a cirurgia de abdominoplastia pode facilitar significativamente a recuperação. A maioria dos pacientes recebe antibióticos e anticoagulantes por um período médio de 07 dia. Fumar e beber álcool podem inibir seriamente a sua recuperação, por isso devem ser evitados por pelo menos três meses após a cirurgia.

Programe-se com antecedência. A maioria das pessoas optam por tirar um mês de folga do trabalho para recuperação. Se você tem um trabalho fisicamente exigente, é especialmente importante tirar bastante tempo para não prejudicar sua recuperação. Você também desejará evitar exercícios durante esse período pelas mesmas razões.

 

Recuperação é um processo. É imprescindível seguir as orientações do seu médico. Se ficou com alguma dúvida entre em contato com seu médico e a esclareça.  

79_U3lyaW5nZQ.jpg

Anestesia

Geralmente anestesia Geral ou Raquidiana.

Around Clock.jpg

Tempo Cirúrgico

Duração média de 3 horas.

Pós-operatório

053_edited.jpg

Dor moderada, Uso de cinta modeladora, não utilizamos drenos.

78_UG9zdG9wZXJhdGl2ZSBwZXJpb2Q.jpg

Recuperação

Retorno as atividades em 25-30 dias.

bottom of page